Universo Choice

Exposição fotográfica: Neni Glock revela seu olhar sobre o rio Tejo

As obras do fotógrafo e documentarista curitibano Neni Glock estão na sede da Choice Academia de Profissões em Curitiba. Glock documentou, ao longo de dez anos, personagens, figuras e momentos à beira do Tejo, rio que nasce na Espanha e atravessa Portugal e sua bela capital até chegar ao Atlântico.

Para apresentar mais detalhes sobre o tema da exposição, as palavras do curador, o também fotógrafo paranaense Dico Kremer:

‘O rio Tejo, português até a medula, que nasce na Espanha em Frías de Albarracín, na Fonte de Garcia, percorre mil quilômetros e desagua no Atlântico. Do formidável estuário e de suas margens partiram as naus e caravelas, estas construídas para a passagem em segurança pelas pedras e recifes a flor d’água do cabo Bojador, para ir ao leste e ao oeste, para as Índias, para o Brasil, para o Japão.

O fotógrafo Neni Glock peregrinou pacientemente a beira do Tejo durante dez anos, entre 1991 e 2001, para a registrar em fotos. Ali acompanhou a transformação de uma zona degradada de Lisboa no belíssimo Parque das Nações que sediou a Expo 98. Viu e fotografou a vida cotidiana dos ribeirinhos, suas construções, seu comércio, o equipamento portuário, as instalações industriais, navios e barcos. Viu e fotografou marinheiros, turistas, pescadores, comerciantes, estivadores, crianças a brincar, passageiros, curiosos, basbaques.

Pela variação de luzes das fotos nota-se que o fotógrafo acompanhou todas as posições do sol, do amanhecer até a noite. Com rara sensibilidade, enquadramento preciso e uma percepção apurada das cores Neni documentou uma porção da vida ao lado do rio. Que está em mutação a cada momento.’

Serviço:

Exposição ‘O mundo do Tejo de Neni Glock’
Local: Choice Academia de Profissões Curitiba
Alameda Augusto Stelfelld, 1970
Horário: das 8h às 22h (seg a sex) e das 8h às 12h (sáb)
Entrada franca

Voltar