Universo Choice

Gestão em tempos de crise: por que investir em conhecimento é a melhor escolha

 

O Brasil vive um momento delicado em termos econômicos e sociais há alguns anos. Evidentemente que esse cenário coloca gestores e empreendedores em estado de atenção praticamente o tempo todo. E isso é absolutamente normal. Consequência natural também, embora lamentável, é o fechamento de novos negócios em função desse cenário.

No entanto, há um fator que leva muitos negócios ao fechamento em seus estágios iniciais e que acaba, de forma equivocada, não sendo entendido como um dos maiores vilões: o ainda baixo desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionados à gestão. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae* que demonstra a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil apontou a falta de conhecimento como o terceira maior dificuldade enfrentada no primeiro ano de funcionamento de um empreendimento, ficando atrás apenas de falta de clientes e capital.

Esse dado é preocupante, pois não são apenas os pequenos e médios negócios os mais prejudicados por essa deficiência, mas sim toda a cadeia de produção – o mercado de forma geral. E as instituições de ensino, por sua vez, não preparam alunos para as reais demandas do mercado, como desafios cotidianos em termos de gestão de pessoas e processos, por exemplo.

Como na Choice nossa proposta de atuação é prática, apontamos aqui alguns caminhos que poderão ajudar gestores a ampliarem seus escopos de atuação. Cada opção envolverá a necessidade de desenvolver conhecimentos e habilidades, evidentemente, pois acreditamos que essa é a melhor escolha para gestores em tempos de crise. Aliás, para qualquer momento.

1- Peça ajuda

Por mais bem informado e bem intencionado que um gestor seja, sempre haverá algum conhecimento que não foi desenvolvido ao longo da carreira. Não é saudável deixar a autossuficiência ser uma casca de banana no caminho da empresa/instituição em que esteja inserido ou que seja proprietário. Procure profissionais qualificados e treinados para fazer o trabalho consultivo necessário e os ouça. E se a consultoria não for uma opção, procure cursos de qualidade que o ajudem a chegar nesses conhecimentos. A Choice tem um curso voltado para cada área da gestão.

2 – Inovar não é mais uma opção

Crie produtos e soluções que estejam voltados para os problemas atuais. Não importa qual o seu segmento e ramo de atuação, sempre haverá um problema relacionado às demandas do momento a ser solucionado. Conheça seu público, saiba quais são suas rotinas e hábitos, converse, crie vínculos. Sempre haverá uma forma de remodelar o serviço, o preço, o design ou simplesmente o modelo de atendimento. Sempre haverá uma forma de inovar e existem ferramentas que auxiliam nesse processo. Habilidades sempre poderão ser desenvolvidas visando a inovação.

3 – Sem preconceito com modelos novos e antigos

Estabeleça vínculos com profissionais de áreas relacionadas ao seu negócio, faça contatos. Aprenda com os que têm experiência em ferramentas consagradas pelo uso (ERP e CRM, por exemplo) e procure informações sobre as mais novas ferramentas que dão suporte à inovação (Canvas e Design Sprint, por exemplo). A metodologia da Choice privilegia ferramentas que dão resultado, promovem o crescimento sadio das instituições e que alavancam o crescimento, independentemente do status novo/antigo.

 

*Sobrevivência das Empresas no Brasil, Sebrae, 2016

Voltar