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Presença digital para pequenas e médias empresas: comece a construir já!

Uma pesquisa realizada pelo Guia Mais no ano passado revelou que apenas 7{8d246d68e133385ea2dc302f9023b2cf631e1d415e5531b0d1c4a2c8b5f59807} das pequenas e médias empresas anunciam online e somente 22{8d246d68e133385ea2dc302f9023b2cf631e1d415e5531b0d1c4a2c8b5f59807} possuem site próprio para garantir presença na web.

Uma página com informações relevantes e minimamente bem estruturadas, formulário de contato, ícones que criem conexão com as redes sociais, e, é claro, perfis ativos nestas redes, ainda são sonhos distantes para muitos pequenos e médios negócios.

E esse é um dado preocupante, pois já é sabido que não vivemos mais na era do foco em endereço físico de empresas, da exacerbação do patrimônio, da sede, do lugar. A estrutura física das organizações pode – e deve – criar experiências de consumo interessantes, mas isso, atualmente, está num bem resolvido segundo lugar para muitos tipos de negócios.

Muitas das empresas mais admiradas e prósperas dos nossos dias não têm centros de distribuição, estoque, sala de recepção ou pontos de vendas. A exemplo do Google, Airbnb, Uber, Alibaba Express e tantos outros. Mas o foco aqui não é discutir modelos de negócios, e sim, destacar o quanto é importante não nadar contra a corrente e buscar estabelecer presença em ambiente digital.

A começar com plataformas básicas e bem alimentadas de conteúdo e informações para que depois isso evolua para estratégias mais sofisticadas de comunicação digital.

E isso não é só importante. É mais barato. Divulgar sua empresa de forma adequada em mídias digitais tem um custo muito menor do que anunciar em mídias tradicionais (TV, rádio, jornal, outdoor, material gráfico impresso).

O especialista e consultor  em marketing e inovação digital, diretor e professor do curso de Comunicação Digital para Negócios da Choice, Dudson Seraine, traz dicas simples, mas valiosas, para que pequenos e médios negócios comecem a marcar presença em ambiente digital:

Conteúdo: a sua marca será relevante para seu público-alvo se ela produzir um excelente conteúdo. Investir em criações próprias que gerem relacionamento é o primeiro passo para ser relevante e gerar valor e receita para a sua empresa. Vale lembrar que sendo uma nova mídia, seu público deve estar esperando uma nova forma de comunicação. Que fuja da forma tradicional de fazer propaganda.

Relacionamento: relacionar-se com o seu cliente é fundamental para chegar até o próximo passo, que é a busca pelo engajamento. Imagine (e isso acontece todos os dias) que seu consumidor gostou da sua vitrine (site ou fanpage) entrou em sua loja (acessou) e quando fez alguma pergunta (interagiu) o vendedor não deu a mínima atenção e deixou sem resposta, ignorando a dúvida ou questão levantada. É assim que muitas marcas se comportam no digital quando não fortalecem esse canal de relacionamento entre marca e consumidor. Perdem a chance de ter um diálogo que pode gerar credibilidade e confiança. 

Engajamento: vai além do número de seguidores em uma rede social ou curtidas em um post. Produzindo bom conteúdo e se relacionando com seu consumidor, sua marca entra na etapa de real envolvimento. Com engajamento o seu público sempre vai lembrar de seus serviços e produtos, alem de tornar seus consumidores também seus multiplicadores.

A sugestão final é tomar muito cuidado com as promessas milagreiras. O modelo a ser aplicado gira em torno de oferecer um ótimo conteúdo (e isso exige dedicação) que atraia o público alvo da marca. E vale a pena sim fazer patrocínio desse conteúdo em campanhas segmentadas por público para atingir mais pessoas. Além disso, a divulgação deve ser realizada nos canais certos e sempre testando horários diferentes, novas estratégias e formatos, boa qualidade nas imagens e vídeos, ganchos e memes adequados.

Quer entender mais sobre o universo digital para colocar em prática em seu negócio? Faça os cursos de Mídias Sociais e Produção de Conteúdo e Comunicação Digital para Negócios da Choice.

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