Universo Choice

Três mitos sobre o desenvolvimento de habilidades profissionais

Combater crenças erradas sobre o processo de aprendizado é fundamental para negócios sadios.

Sim, um gestor pode errar. Aliás, deve. Aprendemos muito mais rapidamente com os erros. No entanto, é necessário haver certa maturidade quando o assunto é aprendizado. Errar e aprender uma vez em uma determinada área? Ok, normal. Mas errar várias vezes no mesmo aspecto deve acender nossa luz de atenção. Especialmente no sentido do desenvolvimento das habilidades que nos faltam. Aquelas que nos levam aos erros.

Paira sobre a mente de muitos gestores e profissionais a ideia de que não seja errado ‘pular’ algumas habilidades necessárias para gerir os negócios. E essas ideias são sustentadas por alguns mitos, como por exemplo:

Não tenho mais idade para novos aprendizados

Mito! Um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o Hospital Geral de Massachussets, nos Estados Unidos, apontou que cada faixa etária tem seus altos e baixos cognitivos e que a juventude não é fator determinante para o aprendizado. 

Publicada em 2014, a pesquisa analisou, desde 2008, 50 mil testes de funções cerebrais. “A inteligência fluida, relacionada ao processamento de informações novas, tem auges em várias idades, não apenas um pico aos 20 anos”, diz Laura Germine, psiquiatra e neurocientista e uma das autoras do estudo*.

Não tenho talento ou habilidade para uma área diferente da minha

Mito! Experiências amplas de aprendizagem podem aumentar a saúde cognitiva – ou o que também chamamos de talento. É o que propõe a psicóloga Rachel Wu, da Universidade da Califórnia em Riverside (EUA). “É se comportar como uma esponja, absorvendo conhecimentos o tempo todo”, afirmou a pesquisadora.

“A motivação deve ser nosso combustível para buscar o aprendizado contínuo, sempre nos propondo novos desafios a serem alcançados”, completou, lembrando que, entre a infância e o início da vida adulta, todo ser humano aprende a dominar diversas habilidades simultaneamente. Certamente esse fluxo nunca deveria ser interrompido*.

Já tentei no passado e não deu certo

Mito! Os nossos momentos de vida são diferentes e a cada fase construímos cenários de aprendizado distintos. Na fase em que vive, você já pode ter adquirido outros conhecimentos que vão ajudá-lo a assimilar com mais facilidade os novos desafios. O que seria difícil no passado, hoje pode ser fácil. Vale tentar novamente!

Quebrar alguns mitos com relação ao processo de aprendizado é fundamental para negócios sadios. Gestores responsáveis podem e devem entender de assuntos diversos para assim alcançarem conhecimento técnico em áreas da gestão que aparentemente não caminham juntas (como finanças e comunicação, por exemplo).

Em algum momento essas habilidades se encontrarão (ao apresentar um relatório financeiro em uma reunião importante, por exemplo) e a possibilidade dos erros acontecerem será grande.

Amplie o leque de habilidades ligadas à gestão, tenha ganhos cognitivos e aumente a saúde dos seus negócios!

*Fontes: Revista Exame, G1 e Diário da Saúde

Gostou desse artigo? Então leia também Gestão em tempos de crise: porque investir em conhecimento é a melhor escolha





Voltar
Fale conosco!